Lula, Ahmadinejad e nossas aspirações internacionais

Lula quer ganhar cada vez mais importância nas discussões mundias. Uma das estratégias para esse objetivo é entrar no campo mais minado do mundo: o conflito “eterno” do Oriente Médio.

Pode se questionar a ideia por uma dezena, uma centena de motivos, mas não se pode questionar a visibilidade que o presidente alcançou com a medida e a ousadia da decisão em si. E não venham dizer que o Lula e sua turma são irresponsáveis, porque esse governo tem se mostrado muito esperto na estratégia de alcançar popularidade – é visível. E lembrem-se, o Boa Política não é pró-Lula, muito menos chapa branca. Basta ler os outros posts. O que discutimos aqui são ideias.

Se o Brasil se tornar de fato um dos mediadores do conflito, terá sido uma das maiores vitórios da diplomacia de Lula e Celso Amorim. No entanto, o risco para a imagem do País, que acabou de alcançar o status de Vedete Internacional, após a publicação da Economist de 14 de novembro de 2009, é enorme.

O grande argumento para esse diálogo com Ahmadinejad (um George Bush árabe, armado, sentado em uma infinidade de petróleo que quer, supostamente, construir uma bomba atômica) é que o Brasil, como um importante ator no cenário internacional, tem que receber todos os envolvidos no conflito. “Sem diálogo, não há paz possível”, é a frase que tem sido freneticamente repetida.

A grita está grande e o desafio lançado: valerá a pena? Comente. Dê a sua opinião. Participe da enquete!

Lula quer se transformar em um dos mediadores da crise "eterna" do Oriente Médio. Essa arriscada estratégia para ganhar relevância no cenário internacional, vai resultar em:

  • Um fiasco de nossa diplomacia ao queimar a imagem do País. (43%, 9 Votos)
  • Um pouco mais de respeito sem, no entanto, conseguir mediar o conflito. (24%, 5 Votos)
  • Muito mais respeito sem, no entanto, conseguir mediar o conflito. (19%, 4 Votos)
  • O País vai se tornar um dos mediadores do conflito. (10%, 2 Votos)
  • Em nada. (4%, 1 Votos)

Votantes: 21

Loading ... Loading ...

Não existem artigos relacionados.