Rio 2016 – Aos críticos dos críticos

Tem muita gente misturando as coisas. Não gosto dos simplistas que generalizam e tem vocação para colocar pessoas dentro do mesmo saco. Isso tem acontecido com as divergências sobre a votação que escolheu o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Como o texto do Cris Dias (http://bit.ly/Ns08J) que rotula parte dos opositores do Rio 2016 como pessoas incomodadas com o sucesso do Lula. Definitivamente não se trata disso. O Lula é um presidente como nunca tivemos na história. O único que foi realmente capaz de oferecer melhores condições de vida aos pobres (sem pieguice!). Cair na vala comum de criticá-lo é o que boa parte das pessoas prefere. Não abro mão de uma análise crítica sobre os erros e desvios éticos do seu governo mas não deixo de enaltecê-lo pelos muitos aspectos positivos. Quero dizer que não fui contra o Rio 2016 por causa do Lula.

Leiam as opiniões de Juca Kfouri (http://is.gd/3YqSV) e José Cruz (http://is.gd/3WKzC) e entendam as razões pelas quais devemos nos preocupar, refletir e não encarar os Jogos do Rio apenas como mais um bom motivo para estufar o peito e comemorar. Mais que opiniões, são textos que registram fatos. Estou convicto que existem razões políticas e vorazes interesses econômicos por trás desse comitê formado por Carlos Arthur Nuzman, Eduardo Paes e Sérgio Cabral (diga-se, mesmo comitê responsável por uma perfeita e impecável apresentação do Rio de Janeiro). Existe uma CPI instaurada exclusivamente para investigar os gastos do Pan 2007. Há suspeitas de superfaturamento, falta de transparência nas contas, instalações subutilizadas. Para dar um exemplo prático, o Engenhão custou cinco vezes mais aos cofres públicos que o orçamento inicial. Os entusiastas do Rio 2016 sabem disso? Ou se sabem, se preocupam com isso? Não podemos nos conformar ou tirar o peso da corrupção com o argumento de que isso aconteceria em qualquer outro lugar do mundo. Resignação é uma derrota inaceitável.

[Segue...]
Leia a íntegra no blog do Rafael Pacheco no MySpace

Não existem artigos relacionados.