Contribuição do blog Caminhando sem parar, de Luciano Frontelle. (Obrigado, Frontelle. Quer contribuir também? Fale com a gente em boapolitica@boapolitica.com.br)
Você já ouviu falar sobre Democracia Participativa?
Bom, recorri ao nosso velho amigo Wikipedia para nos dizer, sucintamente, do que se trata esse termo:
O regime da democracia participativa é um regime onde se pretende que existam efetivos mecanismos de controle da sociedade civil sob a administração pública, não se reduzindo o papel democrático apenas ao voto, mas também estendendo a democracia para o esfera social.
Ok, vamos traduzir isso agora!
Os tais mecanismos mencionados acima são, bem resumidamente, os conselhos gestores de política públicas, como: Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Saúde, Conselho de Educação e o Conselho de Juventude !
Esses conselhos são espaços que têm por objetivo gerar o diálogo entre sociedade civil (ONGs e cidadãos) e poder público (pessoas que representam o governo), dessa forma analisando e gerando propostas de melhorias para o que acontece ou deixa de acontecer na cidade, estado, país.
Hum… pensando bem, era pra ser assim. Infelizmente, em boa parte do nosso país, os conselhos estão nas mãos do governo e em certos lugares nas de ONGs que acabam tomando o espaço, que deveria ser público, para si.
Resultado, o conselho acaba que não exercendo o seu papel de controle, fiscalização e proposição e quem sai perdendo no final é a sociedade que não tem o seu dinheiro (impostos) bem empregados em políticas que beneficiem a todos.
Opa, mas isso tem solução:
Faça a sua parte!
Procure saber a quantas andam os conselhos da sua cidade, pergunte o que eles têm feito nos últimos meses e o que pretendem fazer em prol da cidade daqui pra frente, aproveite pra opinar, você tem direito ( na minha opinião o dever) de fazer isso!
Afinal os espaços foram feitos para serem ocupados, se as pessoas de bem não o fazem, com certeza terá um oportunista para tomá-los !
Portanto fique esperto e não deixe roubarem de nós o pouco que nos resta da nossa democracia!
Post original aqui.
Não existem artigos relacionados.