Eleições 2010: qual o preço do seu voto?

Fernando Ribeiro Alves
ribeirofernando@hotmail.com

Estamos em época de eleições, então, podemos dizer que significa algo de bom e ruim? Sim, pois o lado bom significa que, teremos mais uma chance de avaliar o comportamento de nossos políticos, ou seja, ver se realmente estavam cumprindo a sua função, cargo este que foi designado pelo povo.

Teremos também, a oportunidade de renovar os políticos brasileiros, isto é, banir aqueles envolvidos em escândalos políticos, porque uma vez reeleitos eles irão agir da mesma forma.

Não se deixe levar pelas promessas de campanhas, pois essas pessoas utilizam os mesmos artifícios a cada ano eleitoral, prometendo inúmeras melhorias para o Brasil. Como diria o grande jornalista José Luiz Datena “prometer é fácil, agora, cumprir que é difícil, ajuda eu ai ow!”.

São tantos escândalos que o povo brasileiro praticamente já perdeu a esperança quando se trata de algum assunto envolvendo política. Um dia desses ouvi um senhor dizer que, se algum político oferecesse QUALQUER quantia em dinheiro em troca de seu voto, ele iria aceitar “numa boa”. Fiquei indignado com o comportamento daquele senhor, e em seguida questionei aquele posicionamento tão radical que ele havia tomado, para a minha surpresa, sua resposta foi curta e grossa, “se eu não pegar, outro pega em meu lugar”.

Essa é uma triste realidade que acontece em todo território brasileiro, quantas pessoas não existem no Brasil que pensam do mesmo jeito que aquele senhor? Alguns candidatos aproveitam a situação em que a população se encontra, pois quando se deparam com pessoas passando necessidades, que estão longe de ter uma vida com dignidade, avistam a chance de ter um retorno em benefício próprio, fazendo algumas caridades em troca de um voto. É uma pena que vários candidatos ainda passam despercebidos pelo povo brasileiro na hora da votação.

Em suma, gostaria de implorar para as pessoas que perderam, por alguma razão, a esperança na política brasileira que façam novamente uma auto-avaliação de seus comportamentos, pois, creio eu, que ainda existem políticos honestos e que visam um Brasil melhor, devendo estes ter o nosso voto de confiança. Não venda seu voto meu caro leitor!

Sobre o Autor

Curso o 5º ano do Curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba. Integrante do Projeto de Extensão "’Vexata Quaestio’ (Questão Debatida): democratização do conhecimento jurídico para a cidadania", em desenvolvimento na UEMS, Unidade de Paranaíba-MS, sob a coordenação do Professor Me. Alessandro Martins Prado.

Publicado originalmente em Artigos.com sob licença creative commons.

Artigos relacionados:

  1. Chega de voto obrigatório
  2. Sua Opinião: Entre os grandes partidos, qual você recomendaria para uma pessoa “do bem” seguir carreira política?
  3. Em quem você pretente votar para presidente em 2010?