Minas Gerais: resumo do primeiro debate da Band

Leia a cobertura do Terra.

MG: Hélio apela para o social; Anastasia defende legado de Aécio
13 de agosto de 2010 01h22 atualizado às 03h42

O debate foi marcado por alguns momentos de confronto entre Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) Foto: Juliana Prado/Terra

O debate foi marcado por alguns momentos de confronto entre Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB)
Foto: Juliana Prado/Terra

Juliana Prado
Direto de Belo Horizonte

O debate da TV Bandeirantes com os candidatos ao governo de Minas, nesta quinta-feira (12) foi marcado por alguns momentos de confronto entre Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB). O candidato tucano voltou a dizer que falta ao adversário do PMDB, Hélio Costa, conhecimento "das coisas de Minas" e focou seus comentários em defender o governo do seu antecessor, Aécio Neves (PSDB).

Ao responder a críticas de Costa ao choque de gestão adotado pelo governo Aécio Neves, que o antecedeu, o concorrente foi taxativo: "O candidato tem que conhecer mais a realidade de Minas. Os mineiros sabem, vêem saneamento básico, construção de unidades de saúde, reformas de escolas estaduais…"

A Hélio Costa coube defender os investimentos sociais do governo Lula e preservar de críticas o ex-governador Aécio Neves. Ele ainda tentou descolar a imagem do tucano do seu afilhado político, Anastasia. "Aécio foi bom governador? Foi, mas eles são duas pessoas diferentes". Segundo Costa, o atual governo não apresenta programas desenvolvimentistas e sociais para as várias regiões do Estado. "Eu não vejo resultado nos programas desenvolvimentistas no atual governo. Não existem. A saúde é um desastre. Não existe saúde neste Estado", disparou.

Anastasia provocou o adversário pelo fato de que, estando "longe de Minas", como ministro das Comunicações, talvez não saiba o que foi feito no Estado nos últimos anos. "Mas a população sabe: todas as cidades de Minas têm uma obra importante". Ele ainda tentou desmentir o adversário do PMDB, dizendo que o Estado está em primeiro lugar na área social nos balanços do próprio governo federal. O concorrente do PSDB citou Aécio Neves em várias de suas participações no debate.

Hélio Costa reforçou os programas sociais do governo do presidente Lula, a quem também citou em várias situações. Ao vice, Patrus Ananias, como tem acontecido durante toda a campanha, também coube lugar de destaque: "Aprendi com Patrus que um governo tem que ter coração. Nós perdemos a segunda colocação na economia brasileira nos últimos anos. Só não perdemos no social, graças ao governo federal".

Artigos relacionados:

  1. Mato Grosso: resumo do primeiro debate da Band
  2. Bahia: resumo do primeiro debate da Band
  3. Rio de Janeiro: resumo do primeiro debate da Band
  4. São Paulo: resumo do primeiro debate da Band
  5. Espírito Santo: resumo do primeiro debate da Band